Violência sexual contra trabalhadora do comércio varejista: Um estudo de caso sobre acidente de trabalho de trajeto

Autores

  • Cátia Andrade Silva de Andrade Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat-Bahia)
  • Iracema Viterbo Silva Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde do Trabalhador - DIVAST

DOI:

https://doi.org/10.33637/2595-847x.2020-51

Palavras-chave:

estupro, acidente de trabalho, acidente de trabalho de percurso

Resumo

Os dados sobre o crime de estupro permanecem subnotificados nos sistemas de informações, apesar de ocorrerem diariamente e, não raro, em situação de relação com o trabalho, como casos típicos que ocorrem no próprio local onde se desenvolvem as atividades laborais ou no trajeto de ida ou retorno do local de trabalho. O presente estudo objetiva analisar um caso de estupro que culminou com a sua notificação como acidente de trabalho de trajeto e emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), tornando-se relevante, na medida em que pode ser utilizado como um instrumento de educação profissional para a notificação assertiva nos sistemas de informações que, por sua vez, fornecerão dados que subsidiarão a formulação de políticas públicas direcionadas ao enfrentamento da violência sexual contra a mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Andrade Silva de Andrade, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat-Bahia)

Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (NEP-ST Divast/Ba).

Iracema Viterbo Silva, Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde do Trabalhador - DIVAST

Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Sanitarista da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast/Ba).

Downloads

Publicado

2020-10-16

Como Citar

de Andrade, C. A. S., & Silva, I. V. (2020). Violência sexual contra trabalhadora do comércio varejista: Um estudo de caso sobre acidente de trabalho de trajeto. Laborare, 3(5), 29–44. https://doi.org/10.33637/2595-847x.2020-51

Edição

Seção

Artigos