A relação entre points e consciência de classe para os entregadores por aplicativo

Autores

  • Pedro Burity Borges Graduado em Ciência Política na Universidade de Brasília, com estudos nas áreas de Direito à Cidade e Plataformas Digitais. Membro do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e Teoria Social.

DOI:

https://doi.org/10.33637/2595-847x.2023-183

Palavras-chave:

plataformas digitais, Breque dos Apps, trabalho plataformizado

Resumo

O artigo faz uma análise dos espaços coletivos de descanso e espera de entregadores por aplicativos, conhecidos como points, observando se há neles um processo de construção de uma consciência de classe por parte da categoria. Para isso, foram analisadas as rotinas dos entregadores nesses locais, através de entrevistas, notícias de jornais e dos dados e reflexões da pesquisa de campo que originaram o relatório “Condições de trabalho, direitos e diálogo social para trabalhadoras/es do setor de entrega por apps em Brasília e Recife”, organizado pela CUT-OIT, que investigou os entregadores por aplicativo no Distrito Federal, durante o primeiro semestre de 2021. Através de um enfoque lukacsiano e de uma análise descritiva das paralisações, conhecidas como Breque dos Apps, foi possível identificar a relevância dos points para a mobilização e para a construção de consciência de classe entre entregadores por aplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Borges, P. B. (2023). A relação entre points e consciência de classe para os entregadores por aplicativo. Laborare, 6(10), 191–211. https://doi.org/10.33637/2595-847x.2023-183

Edição

Seção

O Trabalho em Plataformas Digitais no Brasil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)