Entre o trabalho e a saúde: para um debate sobre a produção da vida

Autores

  • Alice Itani Unesp
  • Clarisse Castilhos FEE-RS

Palavras-chave:

produçao da vida, vida, território, saúde, trabalho

Resumo

Trata o texto de apresentar alguns pontos como uma contribuição para um debate da questão entre o trabalho e a saúde na perspectiva da produção da vida. A produção da vida indaga as divisões e classificações que estão nos argumentos do discurso do desenvolvimento, imposto aos países do sul. Parte-se da perspectiva de uma autonomia da sociedade, à luz de pensadores brasileiros e latino-americanos para rever a produção da vida com os modos de ser dentro do território e absorver as diferentes formas de produção como trabalho. Contudo, identificam-se práticas e experiências com essas perspectivas e que escapam do círculo produção x consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Itani, Unesp

Doutora em Sociologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales EHESS, professora livre docente pela Unesp, pesquisadora grupo Saúde e meio ambiente.

Clarisse Castilhos, FEE-RS

Doutora em Economia pela Université de Paris X Nanterre, pesquisadora da Fundação de Economia e Estatística FEE-RS, pesquisadora grupo Saúde e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Itani, A., & Castilhos, C. . (2021). Entre o trabalho e a saúde: para um debate sobre a produção da vida. Laborare, 4(6), 24–46. Recuperado de https://revistalaborare.org/index.php/laborare/article/view/75

Edição

Seção

Artigos