La voz de los trabajadores y trabajadoras contratados de forma tercerizada para el servicio de limpieza de la Universidad Federal de Bahia: entre la ficción jurídica y la realidad vivida
DOI:
https://doi.org/10.33637/2595-847x.2019-27Palabras clave:
Trabalho, Responsabilidade, Terceirização, Administração PúblicaResumen
Valendo-se de uma experiência de extensão na qual trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da UFBA foram mobilizados a debater sobre o fenômeno da terceirização e tendo por mote as (in)compreensões e percepções a respeito de um processo judicial do qual faziam parte, buscando receber verbas rescisórias de uma empresa terceirizada e da própria Universidade, este artigo debate as distâncias entre a trajetória e as modificações na regulação do fenômeno da terceirização e os anseios e impactos suportados pelos trabalhadores e trabalhadores que vivenciam a experiência da terceirização.
Descargas
Citas
ASSUNÇÃO, Diana (org.). A precarização tem rosto de mulher: a luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da USP. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2013.
BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 5ª Edição. São Paulo: LTr, 2009.
BIAVASCHI, Magda Barros. Justiça do Trabalho e terceirização. In: GOMES, Angela de Castro; e SILVA, Fernando Teixeira da. A justiça do trabalho e sua história: os direitos dos trabalhadores no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
COSTA, Fernando Braga da. Os invisíveis. São Paulo: Editora Globo, 2004.
COUTINHO, Grijalbo Fernandes. Terceirização: máquina de moer gente trabalhadora. São Paulo: LTr, 2015.
DELGADO, Gabriela Neves. Terceirização: Paradoxo do Direito do Trabalho contemporâneo. São Paulo: LTR, 2003.
DELGADO, Gabriela Neves; AMORIM, Helder. Os limites constitucionais da terceirização. São Paulo: LTr, 2014.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2014.
DRUCK, G. A terceirização sem limites: mais precarização e riscos de morte aos trabalhadores Livro: Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil. In: FILGUEIRAS, V. A. (org.). Saúde e Segurança do trabalho no Brasil. Brasília: Gráfica Movimento, 2017.
DRUCK, Graça. Trabalho, Precarização e resistências. Caderno CRH. Salvador: EDUFBA, v. 24, p. 35-54, 2011.
DRUCK, Graça; BATISTA, Jair. Precarização, Terceirização e ação sindical. In: DELGADO, Gabriela. PEREIRA, Ricardo. Trabalho, Constituição e Cidadania. São Paulo: LTr, 2014. Pp. 31-45;
DUTRA, Renata Queiroz. Do outro lado da linha: poder judiciário, regulação e adoecimento dos trabalhadores em call centers. São Paulo: LTr, 2014.
_________________________. Trabalho, regulação e cidadania: a dialética da regulação social do trabalho. São Paulo: LTr, 2018.
FILGUEIRAS, V. A. ; CAVALCANTE, S. M. . Terceirização: Debate Conceitual e Conjuntura Política. Revista da ABET (Impresso), v. 14, p. 15-36, 2015.
MELLO FILHO, Luiz Philippe Vieira de; DUTRA, Renata Queiroz. Centralidade da pessoa humana na constituição versus centralidade do cidadão trabalhador: o desafio de reler o trabalho a partir da Constituição Federal de 1988. In: SARLET, Ingo Wolfgang; FRAZÃO, Ana de Oliveira; MELLO FILHO, Luiz Philippe Vieira de (orgs.) Diálogos entre o direito do trabalho e o direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2013.
PORTO, Lorena Vasconcelos. A subordinação no contrato de trabalho: uma releitura necessária. São Paulo: LTr, 2009.
PORTO, Noemia Aparecida Garcia. O trabalho como categoria constitucional de inclusão. São Paulo: LTr, 2013.
SILVA, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da; PALMISCIANO, Ana Luísa de Souza Correia de Melo. A terceirização sob o prisma do trabalho e do desenvolvimento social. Revista do TST, Brasília, vol. 80, nº 3, jul/set 2014
VIANA, Márcio Túlio. Para entender a terceirização. São Paulo: LTr, 2015.
VIANA, Márcio Túlio; DELGADO, Gabriela Neves; AMORIM, Helder Santos. Terceirização - Aspectos gerais. A última decisão do STF e a Súmula 331 do TST. Novos enfoques. Revista do TST, Brasília, vol. 77, no 1, jan/mar 2011. p. 54-84.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Laborare
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.