Estivadores Portugueses - Organização do trabalho e acidentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33637/2595-847x.2020-59

Palavras-chave:

acidente de trabalho, condição de trabalho, estivadores

Resumo

Os riscos são onipresentes aos ambientes de trabalho e representam importantes problemas de saúde coletiva. Em determinadas profissões os riscos são de maior gravidade, como no caso dos estivadores. Este artigo apresenta os acidentes de trabalho nos portos portugueses de Lisboa, Figueira da Foz e Sines, objetivando conhecer a relação entre os acidentes e o modo como o trabalho está organizado a partir do entendimento dos trabalhadores. Foi aplicado questionário contendo questões relativas à organização do trabalho e ao acidente de trabalho. A amostra contou com 140 estivadores. Os dados foram objetos de análise descritiva e teste do qui-quadrado (p<0,05). O acidente de trabalho com estivadores foi associado à exigência rígida de controle (p=0,005) e à condição de ter vivenciado incidente de trabalho (p=0,003). Os estivadores mencionam que não se sentem seguros no trabalho e relatam a dimensão das exigências diárias no porto. A pesquisa pretende ainda contribuir com a construção de políticas de saúde do trabalhador portuário. Portanto, ouvir o trabalhador sobre relatos de incidentes permitiu compreender a dimensão do trabalho no porto e os vários fatores que podem determinar um acidente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Ferreira Queiróz, UNIFESP/Profa Associada

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva. Pós Doutora pela Universidade Nova de Lisboa.

João Areosa, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Professor da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPS). Pesquisador do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS/NOVA) da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Ricardo Lara, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Serviço Social. Pós Doutor pela Universidade Nova de Lisboa

Filipe Gonçalves, Porto de Sines-Portugal

Estivador do Porto de Sines – Alentejo - Portugal

Downloads

Publicado

2020-10-16

Como Citar

Ferreira Queiróz, M. de F., Areosa, J., Lara, R., & Gonçalves, F. (2020). Estivadores Portugueses - Organização do trabalho e acidentes. Laborare, 3(5), 7–28. https://doi.org/10.33637/2595-847x.2020-59

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.