Dos fatores individuais aos sociais: paradigmas em Segurança e Saúde no Trabalho em campanhas preventivas audiovisuais no Brasil

Autores

  • Leo Vinicius Maia Liberato Tecnologista da Fundacentro - Fundação Jorge Duprat e Figueiredo. Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.33637/2595-847x.2020-43

Palavras-chave:

prevenção em SST, comunicação, modelos de prevenção, ideologia, cultura de segurança

Resumo

Apreender qual paradigma ou modelo de concepção de riscos e de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho prevalece em campanhas preventivas no Brasil e, principalmente, se há diferença de prevalência de acordo com os atores sociais que produzem as campanhas, é o objetivo da pesquisa apresentada neste artigo. Para tanto, construímos dois tipos-ideias de concepção de riscos e de prevenção a partir da história e da literatura de SST e realizamos uma análise de conteúdo num corpus formado por setenta vídeos de campanhas preventivas, produzidos por sindicatos de trabalhadores, entidades estatais e entidades patronais. Entre outras associações que encontramos, verificou-se que nas campanhas de sindicatos dos trabalhadores prevalece uma abordagem com ênfase em fatores sociais e de organização do trabalho, enquanto nas campanhas das entidades empresariais prevalece a abordagem com ênfase em comportamentos individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leo Vinicius Maia Liberato, Tecnologista da Fundacentro - Fundação Jorge Duprat e Figueiredo. Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tecnologista da Fundacentro - Fundação Jorge Duprat e Figueiredo. Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Maia Liberato, L. V. . (2020). Dos fatores individuais aos sociais: paradigmas em Segurança e Saúde no Trabalho em campanhas preventivas audiovisuais no Brasil. Laborare, 3(4), 15–31. https://doi.org/10.33637/2595-847x.2020-43

Edição

Seção

Artigos