Ensaio fotográfico: A Mão e a Folha

Autores

  • Wéltima Teixeira Cunha

DOI:

https://doi.org/10.33637/2595-847x.2018-23

Palavras-chave:

Ensaio fotográfico

Resumo

O ensaio fotográfico foi realizado com base na articulação das imagens impressas das charuteiras, no cotidiano laboral, com o poema, A Mão e a Folha. Este poema retrata o resultado conclusivo da dissertação de mestrado da autora, intitulada Acepção de Risco de Adoecimento em LER/DORT por Charuteiras, do Programa de Pós- Graduação Saúde, Ambiente e Trabalho, da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa teve a finalidade de analisar as repercussões das LER/DORT na vida das charuteiras de uma fábrica, que fica localizada no municí­pio de São Gonçalo do Campos-BA, e teve como base as narrativas de cada uma delas. Estas mulheres têm suas vidas pressionadas, pautadas e reguladas por uma dupla jornada: a do trabalho produtivo e a do trabalho doméstico/reprodutivo. Essa realidade traz um dado revelador: no Brasil, as LER/DORT representam a maior causa de afastamentos entre os trabalhadores dos diversos ramos produtivos, pela previdência social, sendo que, de cada dez trabalhadores acometidos por essas afecções, oito são mulheres. Esse fato resulta da inserção da mulher em atividades que pouco demandam do seu intelecto e tudo exigem da delicadeza e destreza de suas mãos, em ambientes onde predominam a monotonia e a repetitividade. Conclui-se que o trabalho produtivo - estático, manual, repetitivo e monótono - e o doméstico/reprodutivo, com suas cargas somadas e potencializadas, são fatores determinantes do desencadeamento das LER/DORT nas charuteiras pesquisadas, que passam a jornada de trabalho manipulando e enrolando folhas do fumo para produzir os charutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wéltima Teixeira Cunha

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus de Vitória da Conquista - Bahia.

Downloads

Publicado

2018-07-22

Como Citar

Cunha, W. T. (2018). Ensaio fotográfico: A Mão e a Folha. Laborare, 1(1), 181–186. https://doi.org/10.33637/2595-847x.2018-23

Edição

Seção

Especial