Laborare n. 10 - Dossiê “O trabalho em plataformas digitais no Brasil”

2022-04-14

Dossiê “O trabalho em plataformas digitais no Brasil”

  1. Laborare convida autoras e autores a apresentarem artigos originais para o número 10, a ser publicado no primeiro semestre de 2023, no qual estará em relevo o Dossiê “O trabalho em plataformas digitais no Brasil”, sob a coordenação de Ricardo Festi (UnB), Bruna de Carvalho (Auditora Fiscal do Trabalho, Brasília), Cícero Muniz (UnB) e Raphael Lapa (UnB).
  2. São exemplos de temáticas coerentes com o dossiê: trabalho em plataformas digitais; trabalho de motoristas de aplicativos; trabalho de entregadores de aplicativos; fazenda de cliques; microtrabalho; precarização do trabalho; condições de saúde e segurança em plataformas digitais; discriminação estrutural e interseccionalidade incidente sobre as vítimas (gênero, idade, classe social, raça, escolaridade, localização geográfica e outros); experiências, desafios e resultados da fiscalização trabalhista; entendimento jurisprudencial; tecnologia e regulação do trabalho; conflitos trabalhistas; resistência e organização sindical/política em plataformas digitais e políticas públicas.
  3. A revista Laborare, editada pelo Instituto Trabalho Digno, é uma revista eletrônica semestral (ISSN: 2595-847X), de natureza técnico-científica, de acesso aberto. Mesmo nas edições com Dossiê Especial, recebe outros artigos originais em áreas relacionadas à promoção do trabalho decente, como: direito do trabalho, saúde e segurança do trabalhador, inspeção do trabalho e nas ciências sociais e do trabalho.
  4. Os artigos devem ser submetidos por meio do site, no seguinte endereço eletrônico: https://revistalaborare.org/index.php/laborare/submission
  5. São aceitos artigos em inglês, português e espanhol, devendo sempre haver resumo em inglês. Os artigos são analisados ​​em double blind review e cada revisor(a) possui, no mínimo, o mesmo grau de titulação do(a) autor(a).
  6. Além do envio do conteúdo do trabalho em arquivo não identificado com título, resumo e as seções do trabalho, da introdução até as referências, deve-se enviar em separado a folha de rosto, com a indicação do título e do(s) nome(s) completo(s), principal título acadêmico, vínculo institucional e ORCID. Deve-se, ainda, verificar a conformidade do artigo com as orientações contidas em: https://revistalaborare.org/index.php/laborare/about/submissions
  7. As submissões que não cumprirem as regras do periódico serão devolvidas.
  8. O número 10 da Laborare deve observar o seguinte cronograma:

14/04/2022 - Divulgação de Edital

30/08/2022 - Encerramento do prazo para envio de artigos

15/10/2022 - Prazo limite para os revisores

15/12/2022 - Prazo para devolução de itens reajustados de acordo com a avaliação recebida

31/01/2023 - Publicação eletrônica

9. Esclarecimento de dúvidas por e-mail: ricardofesti@gmail.com ou laborare.rbit@gmail.com.